SOCIOLOGIA

Revisão Geral

1. O que é Sociologia?
R= É a ciência que procura analisar o processo de formação, transformação e/ou desintegração da sociedade a partir de seus aspectos econômicos, social (relação social), político, religioso e cultural.

2. O que é Sociedade?
R= São agrupamentos de pessoas que estabelecem relações de interdependência (1 Depende do outro).
OBS: Nos seres humanos dependemos um do outro. Nós não conseguimos viver isolado. E quando isso ocorre, podemos perder a noção, ficando doido ou agressivo.

3. O que é Ação Social?
R= É toda ação, boa ou mal, direcionada a outra pessoa. Ex: Abrir a porta (ação); Abrir a porta para uma pessoa que está batendo (ação social).

4. O que é Relação Social?
R= É quando a ação que você desempenha é retornada. Ex: O homem A atropela o homem B, assim o homem b corre atrás do homem A para bater nele.

5. O que é Isolamento Social?
R= É quando a pessoa se isola da sociedade não estabelecendo relações de dependência.

6. O que é Contato Social?
R= É o contato entre pessoas dentro de uma sociedade.

7. Qual o objeto de trabalho da Sociologia?
R= A sociologia vai trabalhar com o ser humano no sentido coletivo, sempre trabalhando com dois elementos: teoria e prática; observação e experimentação.

8. Explique o Surgimento da Sociologia.
R= A sociologia surge no séc. XVIII, com a Revolução Industrial (período de forte avanço industrial e tecnológico) e com a Revolução Francesa (1789). Com a Revolução a mentalidade muda e começam a aparecer novos fenômenos sociais, como: desemprego (estrutural), aumento da marginalização (pessoas À margem da sociedade), exclusão social (pessoas não têm acesso até aquilo que é público, surge a violência (principalmente devido o desemprego), surge muitos alcoólatras, prostituição. Por causa disso, surge a Sociologia para explicar esses novos fenômenos sociais que a ciência exata não explica.

9. Quem foi Augusto Comte?
R= É considerado o “pai” da sociologia, pois foi o primeiro a tentar entender as mudanças sociais provocadas pela Revolução Indusrial.

10. Qual o objetivo da Sociologia?
R= Explicar de maneira científica os fenômenos sociais provocados pelas transformações sociais.

11. Qual o objeto de estudo da Sociologia?
R= Segundo Émile Durkheim, o objeto de estudo da sociologia é o FATO SOCIAL: toda maneira de agir, pensar, sentir, falar e vestir de um grupo social. Ex: No Japão a mulher é considerada inferior ao homem. Já no Brasil, tanto o homem quanto a mulher são vistos como iguais.

12. O que é Socialização?
R= É um processo de adequação do indivíduo à sociedade, ao grupo social a que ele pertence. Ocorre quando o sujeito assimila as regras, as normas, os hábitos, os costumes de uma sociedade. O processo de socialização é contínuo: começa no nascimento e termina na morte.

13. Quais os tipos de Socialização?
R= # Socialização Primária: É aquela que inicia na família, no ambiente privado, que possui um caráter espontâneo. É na família que haverá a assimilação das regras, do que é certo ou errado. Ocorre a aprendizagem sobre o mundo em que vivemos.
# Socialização Secundária: Ocorre em outras esferas sociais, como: vizinhança, igreja, partido político, escola, etc. Isso para o indivíduo poder se socializar.
OBS: Na escola a socialização é sistematizada, planejada.

14. Quais os principais filósofos que vão ajudar para o surgimento da Sociologia?
R= Émile Durkeim, Karl Marx e Max Weber.

15. O que era o Funcionalismo defendido por Émile?
R= Era o modo de ele ver a sociedade como um organismo social sendo que cada um de nós temos uma função. Se nós nos desempenharmos, a sociedade vai bem, se não a sociedade entra em crise.

16. O que é Anomia Social para Émile?
R= É a crise, o caos de uma sociedade. É quando a sociedade está desregulada, em desordem.

17. O que é Coesão Social?
R= Ocorre quando todos nós desempenhamos nossa função em harmonia.

18. O que é Solidariedade para Émile e quais os tipos?
R= É uma relação social, que pode ser:
# Solidariedade Mecânica:
- Predomina em pequenas comunidades;
- Predomina em áreas tradicionais (onde o pai é o chefe da família)
- Há menor liberdade, pois como todos conhecem todos, um fica de olho na vida do outro.
- Há semelhanças de funções: baixa divisão de trabalho. Ex: Onde um é pescador, todos são pecadores.
- Há uma relação pessoal entre as pessoas, um alto grau de proximidade.
- Predomina a coletividade, o coletivismo. É comum pessoas não passarem fome, pois a comunidade ajuda.
# Solidariedade Orgânica:
- Ocorre em grandes cidades;
- As áreas são modernas;
- A liberdade é maior. Ex: Para namorar não precisa de permissão;
- Tem um alto grau de divisão de trabalho: todas as pessoas têm uma função diferente.
- Predomina o individualismo, cada um por si, ninguém conhece ninguém.

19. Como é a Sociologia de Max Weber?
R= Vai ser uma sociologia compreensiva, pois vai analisar a ação social.

20. O que é a Ação Social, segundo Weber?
R= É toda a ação direcionada a outra pessoa, que tem que ter um significado.

21. Quais os tipos de Ação Social, segundo Weber?
R= # Tradicional: Ação motivada pelos costumes, pelos hábitos. A partir de valores tradicionais.
Ex: A família ir à Igreja aos domingos;
Todo sábado um almoço em família.
# Afetiva: É uma ação emocional. É quando a pessoa age motivada pelas emoções.
Ex: - Comprar um presente no Dia das Mães porque gosta da mãe.
# Racional Conforme Valores: Ação que leva em consideração os valores morais e éticos.
Ex: Cada um tem um valor moral diferente. Uma menina extremamente religiosa vai comprar roupa e têm duas opções: saia até o joelho, e jeans laicra colado. Para ela, moralmente certo, é comprar a saia, que é de acordo com sua formação.
# Racional Conforme Fins: Ação onde há relação de interesse. Ação para alcançar um objetivo.
Ex: Um rapaz compra um sapato de futsal, pensando em jogar um jogo.
O chefe dá uma bonificação a quem trabalhar mais.

22. Como é a Sociologia de Karl Marx?
R= Ele vai trabalhar com o materialismo histórico, com o processo de produção material ao longo da história. Vai analisar principalmente a Idade Moderna, onde sempre haverá a Burguesia (dona dos meios de produção) e o Proletariado (vende sua força de trabalho por um preço baixo).

23. O que é a luta de classes? E por que Karl achava isso bom?
R= Era o conflito constante entre dois grupos: burguesia e proletariado. Para Karl essa luta de classes era boa, pois fala que quando o sujeito está conformado nada muda, e para que haja mudança deve haver conflito.

24. O que é o Mais-valia, segundo Karl Marx?
R= É o tempo de trabalho excedente apropriado pelo patrão (capitalista) sobre o trabalho do empregado. É o lucro sobre o proletariado, que não recebe tudo o que produz.

25. Qual a diferença entre Trabalho e Emprego?
R= Trabalho é toda atividade física ou intelectual que o home desenvolve para garantir sua sobrevivência. Emprego é uma atividade de trabalho remunerada.
OBS: Todo emprego é trabalho, mas nem todo trabalho é um emprego.
OBS2: Para Karl, um bom trabalho é o intelectual, pois trabalha pouco e ganha muito.

26. O que é Alienação, segundo Karl?
R= Alienação no trabalho é quando o indivíduo perde o domínio sobre o resultado de seu trabalho, perdendo assim seu senso crítico. Os meios de comunicação vão ajudar na alienação.
Ex: Em uma empresa, a pessoa trabalha em um setor, e o trabalho se torna tão repetitivo que a pessoa torna-se alienada, desconhece o que está sendo produzido naquela empresa.

27. O que é Cultura?
R= É todo processo de produção material e não-material de um povo.

28. Quais os tipos de Cultura?
R= # Cultura Erudita: Surge no séc. XVI, com o renascimento cultural. É considerada a cultura das elites. Ela é sistematizada, planejada e transmitida a partir de instituições de ensino, como Universidades, Escolas, etc.
# Cultura Popular: É a cultura do povo. É transmitido de modo espontâneo, através da experiência de vida, hábitos, tradições, raízes, etc. É transmitida de geração para geração. São manifestações que estão ligadas ao folclore (Carnaval, Festa Junina, etc).
# Cultura de Massa: É também conhecida como Indústria Cultural. Não está ligada a nenhum grupo social específico. É quando se pega um valor cultural e industrializa, o transformando em lucro. Ela usa a cultura erudita e popular. Quem divulga essa cultura é o meio de comunicação de massa, que populariza os produtos (cultura). Essa cultura está ligado ao Modismo.
OBS: A pirataria também contribui para a difusão dessa cultura.

29. Fale sobre as Desigualdades Sociais.
R= As desigualdades no mundo são resultado de uma série de fatores: econômicos, culturais, etc. O processo de dependência entre os países também contribui para a desigualdade entre os países. Os países do Norte são predominantemente ricos e os países do Sul são predominantemente pobres, essa desigualdade é resultado de uma dependência;
# Dependência Econômica: vem da necessidade de busca de capital externo para manter a economia estatal (países que não tem estabilidade econômica). Assim a relação entre países ricos e pobres vai ser de forma desigual, vai favorecer os países ricos.
# Dependência Tecnológica: os países pobres vão depender dos países ricos em relação a tecnologia por não conseguirem criar e/ou produzir tecnologia. Assim, os países ricos vão usar isso para controlar os países pobres, tirando proveito.
# Dependência Comercial: depender dos produtos dos outros países. Os países ricos querem que os países pobres abram seus mercados para seus produtos e não querem abrir seus mercados para os pobres.
Ex: Guerra das Bananas: França estava perdendo espaço no ramo das bananas para o EUA, assim proíbe a entrada dos produtos do EUA, só que ele recorre a OMC e a França teve que aceitar a entrada dos produtos americanos, só que ela implantou neles o Controle de Qualidade (forma disfarçada de protecionismo).

30. Fale sobre as Desigualdades no Brasil.
R= Vai haver desigualdade por uma série de fatores:
- As desigualdades são resultado de um processo histórico: desde a colonização já havia diferenças: senhor x escravo. Devido dependência externa acumulada no passado, o Brasil tira dinheiro de setores da saúde, educação, diminuindo esses serviços e aumentado o nº de pessoas desempregadas.
- Há forte concentração de riquezas: só 2% da população está livre de crises – os ricos. Além disso, o Estado não faz nada para ajudar a diminuir essa concentração de renda, boa parte de tudo o que é produzido fica nas mãos de poucos.
- Práticas administrativas corruptas também contribuem para a desigualdade:
Ex1: Beneficiar pessoas que não precisam com o programa “Bolsa Família”.
Ex2: O dinheiro que vem do estado para o município não chega inteiro.
- Marginalização dos grupos étnicos (negros e índios): O negro, mesmo depois da abolição do trabalho escravo, vai continuar discriminado, e o índio também, ficando, os dois, Às margens da sociedade.

31. Quais as formas de desigualdades existentes no Brasil?
R= # Desigualdade Social: As classes mais pobres não vão possuir privilégios, que vai ser destinado só aqueles grupos econômicos mais ricos. Isso vai gerar a “APARTHEID SOCIAL”, a segregação da sociedade pelo poder econômico, por causa da classe social, assim, os ricos vão morar no centro da cidade ou em condomínios e os pobres vão para a periferia.
# Desigualdade Racial: Independentemente da condição social as pessoas vão ser discriminadas pela sua cor. Os negros não vão ter as mesmas oportunidades de trabalho que as outras pessoas, sendo destinados, principalmente, ao trabalho braçal.
# Desigualdade de Gênero: A sociedade brasileira no período colonial vai ser extremamente machista, em que a mulher vai ser criada para ser submissa ao homem. Hoje pouco mudou, só que a mulher vem ganhando espaço na sociedade. Outro fator que também contribui é a própria mulher ter mentalidade machista devido, por exemplo, a dependência financeira e de ser submissa ao homem.
OBS: Até existia uma revista feminina na déc. de 60, que trazia uma mentalidade machista para as mulheres.

32. O que é Ideologia?
R= É o conjunto de ideias, pensamentos, comportamentos, conceitos que prevalecem em uma sociedade. Na sociedade burguesa convivemos com uma contradição ideológica, sendo a ideologia da burguesia de manter o domínio sobre as classes trabalhadoras (proletariado).

33. Quais as características da Ideologia Burguesa?
R= - Tem como objetivo a dominação das classes subalternas através da:
# Homogeneização das Classes: tratar as outras classes como iguais, padronizar, fazendo ficar assim fácil de dominá-las. A burguesia vai afirmar: “Somos iguais”, e dizer que as oportunidades são as mesmas, com a idéia de que com trabalho se chega lá. Só que será mentira.
Ex: Vestibular; Não tem vagas para todos, só tem n vagas, e como não está só destinado a burguesia, dá a idéia de igualdade. Só que a burguesia tem mais oportunidades de conseguir, e mesmo assim o estado não cria mais vagas pois favorece as elites, e com sua ideologia vai fazer as pessoas pensarem que são culpados por si mesmo.
- Se um rico e um pobre cometem crimes, o rico é privilegiado enquanto o pobre não.
- A burguesia vai transmitir a idéia de “igualdade” através dos meios de comunicação (filmes, novelas), influenciando a cabeça dos proletariados.

34. Quais as características da Ideologia Proletária?
R= Visa acabar com a exploração sofrida pela classe trabalhadora, através da organização dos indivíduos em associações de classes.
OBS: Também vão haver ideologias:
# machistas: homem superior a mulher, que deve fazer só serviços domésticos;
Ex: Homem como chefe de família; Marido ñ deixa mulher estudar nem trabalhar para livrar ela da emancipação.
# Feministas: conjunto de ideias que defende a emancipação financeira feminina.
# Cristã: cada igreja terá sua forma de agir e suas causas a defender.




<< voltar
*Homepage






Old school Swatch Watches